No mês de conscientização e combate ao glaucoma, o Abril Marrom, é vital destacar as múltiplas facetas do manejo desta condição que afeta milhões globalmente. A combinação de medicina convencional e estratégias naturais emerge como um paradigma promissor na luta para preservar a visão. Nesse sentido, um estudo publicado na JAMA Ophtalmology, por exemplo, indica que uma dieta mais balanceada — incluindo vegetais de folhas verdes, alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6 e consumo moderado de chás quentes — são medidas que podem ser protetivas na alimentação para portadores de glaucoma. “Integrar a medicina convencional com suplementos naturais pode proporcionar um novo horizonte para os pacientes de glaucoma”, afirma o Dr. Christian Aguiar, especialista em medicina natural e integrativa.
Segundo o médico, um estudo publicado em 2019 na JAMA Ophtalmology, por exemplo, indica que uma dieta mais balanceada — incluindo vegetais de folhas verdes, alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6 e consumo moderado de chás quentes — são medidas que podem ser protetivas na alimentação para portadores de glaucoma.
O glaucoma pode surgir em decorrência de doenças metabólicas, por isso, Dr. Christian Aguiar salienta que adotar um estilo de vida mais saudável é uma das formas de evitar o aumento da pressão intraocular. “Estudos preliminares indicam que suplementos como ginkgo biloba e Coenzima Q10 podem reduzir a pressão intraocular e melhorar a circulação sanguínea na retina, elementos chave no tratamento do glaucoma,” pontua o médico.
A doença é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo e é caracterizada por danos ao nervo óptico, frequentemente associados à alta pressão intraocular. Além dos tratamentos médicos convencionais, o médico explica sobre a importância de um estilo de vida saudável. “A prática regular de exercícios físicos e uma dieta rica em antioxidantes, como frutas e vegetais, podem ter um efeito benéfico sobre a saúde ocular e geral. O manejo do estilo de vida, incluindo a redução do consumo de cafeína, pode ajudar a manter a pressão intraocular em níveis saudáveis para aqueles em risco.”, explica Dr. Christian Aguiar.
Com os avanços na medicina e as novas descobertas em tratamentos naturais e dietéticos, há esperança de que os pacientes com glaucoma possam levar uma vida praticamente normal, sem a sombra da perda de visão permanente. Abril Marrom não é apenas um mês de conscientização, mas um lembrete de que a luta contra o glaucoma é constante e evolutiva.
Foto: Stockphoto/assessoria de imprensa