Já ouviu falar de bruxismo?

Muitas pessoas rangem ou apertam os dentes durante o dia, essa ação é conhecida como bruxismo de vigília, enquanto outras fazem isso enquanto dormem. O que é mais comum segundo a dentista, especialista em reabilitação oral e estética, Patrícia Almeida, da Odontologia Almeida .

A causa para esse problema é multifatorial, pois estão relacionados a distúrbios do sono, ansiedade, estresse e até mesmo pelo formato e disposição da sua arcada dentária. Com isso, as pessoas podem ter problemas como dores de cabeça, entre outros, mas sabem qual é a causa até serem diagnósticadas por um profissional. “Na maioria dos casos, as pessoas só descobrem que têm bruxismo quando quebram os dentes e vão em busca de atendimento odontológico. O diagnóstico é feito pelo dentista, com base no estado dos dentes e do relato da dor do paciente”, explica a especialista.

É possível tratar do problema, geralmente, para os casos de bruxismo em vigília, deve-se fazer uso de relaxantes musculares prescritos e atenção para evitar apertar o dente. “Para isso, sempre sugiro que o paciente coloque um despertador para lembrá-lo de hora em hora que ele precisa relaxar a boca. Já nos casos que ocorrem durante o sono, é necessário uma placa de acrílico rígida, feita sob medida, para dormir. No início do tratamento, também é indicado o uso de um relaxante muscular para alívio das dores”, diz Patrícia.

Além disso, outros recursos podem ser utilizados para amenizar o problema, como a aplicação da toxina botulínica em pontos específicos da face para diminuir a tensão e também o uso do biofeedback, que é uma técnica utilizada de monitoramento das reações involuntárias do corpo. Assim, a própria pessoa consegue supervisionar e ter noção dos próprios movimentos involuntários.

A doença não possui cura, mas pode ser controlada, para isso é fundamental que o tratamento seja permanecente, com o acompanhamento de um dentista.

Esta doença não tem uma causa específica, mas é importante que o paciente, assim que diagnosticado, realize o tratamento proposto pelo dentista e mantenha a continuidade. Observar sintomas como dor muscular na face ou desgaste.

Conte sua história e anuncie no maior portal de saúde