A Polícia Civil de São Paulo alertou foliões para golpes aplicados em bloquinhos de Carnaval, onde criminosos aproveitam a grande aglomeração de pessoas para tentar praticar furtos. A ação pode acontecer em questão de segundos: durante um beijo na boca, em um abraço empolgado, empurrões ou até brigas provocadas com o intuito de distrair a vítima.
No chamado “golpe do beijo”, o golpista se aproxima da vítima e a beija (com ou sem consentimento). Com a ajuda de comparsas ou até sozinho, o criminoso se aproveita do momento para furtar pertences da vítima, como celular ou carteira de dentro de bolsos expostos.
“Fique sempre atento aos seus objetos, leve somente o mínimo necessário e mantenha tudo junto ao corpo”, informa a Polícia Civil em nota. “Você pode usar pequenas bolsas ou pochetes por baixo das vestimentas, preferencialmente na parte frontal de seu corpo, de forma que sempre perceba a presença dos itens.”
Há ainda os golpistas que forjam situações de confusão para distrair as vítimas. Um empurra-empurra ou uma simulação de briga, por exemplo. É uma forma de atrair a atenção de foliões para que comparsas possam entrar em ação furtando objetos pessoais.
Foto: Divulgação