FERRAZ DE VASCONCELOS intesifica ações de identificação de hanseníase na cidade

A hanseníase é uma doença milenar, conhecida como lepra, e que ataca os tecidos e nervos. Embora com pouca incidência, ela ainda circula em todo o mundo. Atualmente, a rede municipal de Ferraz de Vasconcelos possui dois pacientes confirmados e que já estão em tratamento. Para disseminar a informação e identificar mais casos, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está intensificando ações ao longo do mês de janeiro.

Um dos principais sintomas da hanseníase são as manchas na pele ou nódulos, áreas sem sensibilidade, fraqueza, dor nos nervos e inchaço em mãos, pés ou rosto. A coordenadora do SAE, Joelma Barcelos, explica que a análise é feita de forma clínica, ou seja, por meio dos sintomas descritos, mas, posteriormente, é feito exame específico para confirmar a doença. Se o paciente for portador da hanseníase, ele é encaminhado para o SAE que dá o suporte para o tratamento em uma unidade de referência. “Essa é uma doença que tem cura. Aqui é oferecido todo o acompanhamento e medicamento totalmente gratuitos”, destacou.

No próximo dia 12, enfermeiros e agentes de saúde da rede municipal de saúde de Ferraz receberão uma capacitação específica sobre o tema. Eles irão receber um questionário com os sintomas da doença para ser aplicado aos casos suspeitos, o que irá auxiliar no encaminhamento para o serviço especializado.

Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para receber uma avaliação médica.

Conte sua história e anuncie no maior portal de saúde