Entenda a diferença sobre clareamento dental caseiro e profissional

O sorriso é o cartão de visita, quanto mais bonito, melhor será a apresentação, por esse motivo é muito procurado, pois é um tratamento odontológico desenvolvido para remover partículas escurecidas dos dentes e deixá-los mais brancos.

É importante ressaltar que nem todas as pessoas estão aptas ao tratamento, mas essa avaliação deve ser feita pelo profissional que verificará se o paciente tem doenças bucais, gengivite, cáries, entre outros.

O procedimento não é dolorido, porém é importante que seja respeitado o limite entre o dente e a gengiva, de forma a não sensibilizar os dentes, conforme explica, Patrícia Almeida, dentista, especialista em reabilitação oral e estética. “Antes de realizar o procedimento, o profissional faz uma anamnese para identificar se o paciente já sofre de sensibilidade, protegendo melhor os dentes para o procedimento e o dividindo em mais etapas”.

Para esse procedimento existem dois tipos de clareamento: em consultório e o caseiro. O primeiro é administrado por um dentista, o produto utilizado é mais forte, ou seja, já na primeira sessão pode-se notar o clareamento de um ou dois tons. O segundo é realizado em casa, utilizando um gel e uma moldeira, por alguns minutos e em algumas semanas pode-se notar os dentes mais brancos.

Os dois métodos oferecem bons resultados, entretanto, o clareamento em consultório é mais potente e na primeira sessão é possível notar os resultados. Além disso, o tratamento é mais rápido e em três ou quatro sessões os dentes ficam mais brancos, diferente do clareamento caseiro, que pode demorar semanas para apresentar alguma mudança.

É fundamental o acompanhamento de um profissional, pois assim, não corre o risco de ter eventuais problemas com sensibilidade, queimar ou ter retração das gengivas. Da mesma maneira, pacientes que usam aparelho ortodôntico fixo, só devem realizar o clareamento quando finalizarem o tratamento e removerem o aparelho. Antes disso não pode, porque os dentes podem manchar. O clareamento também não é indicado para quem tem lentes de contato ou resina. Nesse caso, o dentista deve conversar com o paciente sobre a possibilidade substituir a lente ou a restauração, para deixar o sorriso mais harmônico.

Conte sua história e anuncie no maior portal de saúde