Como está sua língua?

Você sabia que as características da língua podem indicar um problema de saúde bucal? Pois é isso mesmo, a língua saudável é rosada e tem pequenos nódulos (bolinhas) chamados papilas sobre sua superfície. Além disso, algumas pessoas podem ter rachaduras no órgão que são consideradas normais e geralmente têm origem genética.

Diariamente, as pessoas precisam ficar atentas, pois as características como a alteração de cor, mesmo após a escovação, inchaço, sensibilidade, manchas, rachaduras profundas e bolhas, são sinais de que algo não vai bem e o melhor a se fazer é procurar por ajuda de um dentista, conforme explica Patrícia Almeida, dentista, especialista em reabilitação oral e estética, idealizadora da Odontologia Almeida e integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).

“A língua com coloração muito avermelhada, mesmo horas após a escovação, pode apontar a presença de infecção ou inflamação no corpo. A cor roxa geralmente tem relação com uma má circulação na língua, que pode ter sido causada por um trauma forte na região, como uma mordida. Normalmente, os tons de amarelo e marrom indicam má higiene da boca. Já a língua esbranquiçada, na maioria dos casos, é um sinal de candidíase oral, causada pela falta de higiene bucal ou pelo enfraquecimento do sistema imunológico”.

A língua pode indicar problemas em outras partes do corpo, como, por exemplo, o estômago, uma vez que a presença de aftas, por exemplo, podem apontar problemas relacionados à baixa imunidade, estresse, infecções de garganta e doenças gástricas, como gastrite e refluxo. Já as erupções e bolhas, geralmente indicam a presença de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como a herpes e sífilis. Caso sua língua apresente esses sinais, procure imediatamente um dentista, para um diagnóstico mais adequado.

Vale a pena prestar atenção nos quesitos de beleza, pois piercing na região pode prejudicar o órgão como trincamento dos dentes, alterações na fala, sangramento excessivo, e também são uma porta de entrada para bactérias causadoras de infecções graves.

Se você notou qualquer alteração em sua língua, procure um especialista, como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar.

Conte sua história e anuncie no maior portal de saúde