Casos de sinusite, rinite e Covid-19 aumentam durante o inverno. Entenda quando buscar o pronto-atendimento

Nas últimas semanas, notou-se um aumento de pessoas com quadros respiratórios, como sinusite, rinite e Covid-19. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), divulgados recentemente foi observado um crescimento de 32% na média móvel de casos de Coronavírus no Brasil. Essa variação no número de pacientes com esses sintomas é comum devido às temperaturas mais baixas que são enfrentadas no inverno.

O Diretor Clínico, responsável pelo pronto-atendimento do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), Dr. Marcos Pimentel, explica que o motivo, principalmente, se deve ao período seco, fato que favorece o ressecamento das mucosas e vias aéreas, isso, consequentemente, aumenta a produção de secreção. Além disso, a tendência é que no frio as pessoas fiquem mais aglomeradas em locais fechados e sem ventilação, ou seja, mais vulneráveis à propagação de vírus.

Quando buscar o pronto-atendimento?

Ao se sentir doente, o primeiro pensamento de muitos é buscar o auxílio médico nas emergências dos hospitais, o que muitas vezes pode ser desnecessário. “O atendimento hospitalar deve ser procurado quando se tem mais de dois dias de sintomas, ou seja, a partir do terceiro, ou se apresentar febre alta, acima de 39°”, orienta Dr. Marcos.

O médico ainda comenta que antes disso ou na ausência da febre, é considerado como uma síndrome gripal leve e não são motivos suficientes para se dirigir aos hospitais. A recomendação do responsável pelo P.A. (pronto-atendimento) do HES é apenas que a pessoa se mantenha isolada de 48h a 72h, utilizar máscara de proteção e álcool gel para higienizar as mãos.

Como se prevenir?

A melhor maneira de prevenção aos quadros respiratórios é manter ambientes sempre muito bem ventilados com janelas abertas; evitar aglomerações; ingerir líquidos; levar uma alimentação balanceada; não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos e garrafas; usar máscara e seguir as orientações de higiene pessoal. Além disso, é recomendado que ao espirrar ou tossir, cobrir o nariz e a boca.

Conte sua história e anuncie no maior portal de saúde