Anvisa orienta processo de triagem clínica para  doação de sangue em virtude dos riscos de infecção pelo vírus Monkeypox

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre a ocorrência de surtos de varíola do macaco (infecção pelo MPXV – Monkeypox) em diversos países não endêmicos.  

Não há confirmação científica de que o vírus seja transmissível por meio de sangue, tecidos, células e órgãos e não há, até o momento, relatos de casos transmitidos por transfusão de sangue. Porém, por precaução, algumas medidas são recomendadas durante a triagem clínica dos candidatos à doação. São elas: 

  • Quem teve contato com pessoas ou animais infectados, mesmo que não tenha manifestado sintomas (por exemplo, febre e lesões na pele), não deve doar sangue até 21 dias após o contato. 
  • Quem tem ou teve a infecção pelo vírus não deve doar sangue até que todos os sintomas e lesões estejam totalmente resolvidos e, no mínimo, 21 dias após o início dos sintomas. 

É importante ressaltar o cuidado com doenças transmissíveis. Saúde em primeiro lugar.


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/tratandodesaude/public_html/wp-content/themes/flatsome/inc/shortcodes/share_follow.php on line 41

Conte sua história e anuncie no maior portal de saúde